Segunda, 20 Nov 2017
You are here: Home Curso Técnico de Segurança do Trabalho (TST)
PDF Imprimir E-mail

 

Este curso tem como objetivo formar profissionais capacitados a desenvolver medidas técnico-administrativas de prevenção e segurança no trabalho.

Você vai aprender a:

  • Inspecionar e observar locais de trabalho e analisar esquemas de segurança;
  • Inspecionar equipamentos de segurança, tanto na compra como na manutenção;
  • Analisar riscos ambientais tais como: ruídos, iluminação, ventilação;
  • Analisar e prestar assistência a comissão interna (CIPA) estabelecendo esquemas de prevenção;
  • Delimitar áreas de acordo com a legislação vigente;
  • Investigar riscos e causas de acidentes, propondo e aplicando medidas que visem a eliminação dos mesmos;
  • Promover congressos e palestras sobre prevenção de acidentes;
  • Preparar relatórios e registros das atividades sob sua supervisão;
  • Orientar quanto ao tratamento e destinação de resíduos industriais;
  • Analisar métodos e processos de trabalho.

Para se matricular no Curso de Técnico em Segurança do Trabalho , é preciso estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Formas de Estudo

Estudo personalizado a distância com material on line/impresso
Você recebe o material didático do Curso
Técnico em Segurança do Trabalho no SAEI ou sem sua rede de conveniados – de acordo com o plano de pagamento escolhido (planos mais curtos permitem a conclusão do curso mais rapidamente) – tendo a flexibilidade de estudar onde e quando quiser, com autonomia, praticidade e respeito ao seu ritmo.

Ao estudar o material didático do Curso Técnico em Segurança do Trabalho você não estará sozinho! Uma equipe de professores qualificados para a educação a distância estará à disposição para esclarecer suas dúvidas e auxiliar em seu aprendizado sempre que você precisar. Além disso, o aluno  dos  CURSOS TÉCNICOS do SAEI também tem acesso exclusivo a vários serviços pela internet (como consulta de notas, agendamento de provas, envio de mensagens aos professores), e ainda conta com a infraestrutura de uma instituição que tem  muita experiência  pois, tem o ensino Fundamental e médio também a Distância. Nosso aluno terá senha única que poderá de onde estiver entrar no site e estudar.

Para se matricular no Curso para o Técnico em Segurança do Trabalho , é preciso estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio. Caso você não tenha ainda o ensino Médio  venha também fazer conosco em paralelo e a distância.com planos especiais, para os alunos que façam o técnico.

Duração e prazo de conclusão

O prazo médio para conclusão do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho é de 9 a 14

meses. Entretanto, é você quem decide a duração do curso, por que depende do seu ritmo de estudos. A matrícula é válida por dois anos, portanto, prazo mais do que suficiente para concluir o curso. Após esse período, é possível se rematricular por mais um ano, sendo que a rematrícula pode ser feita por três vezes (totalizando cinco anos de prazo máximo para conclusão). Ao término desse prazo você terá de fazer uma nova matrícula e estudar todas as disciplinas novamente.

Avaliações

É você quem decide quando está preparado para ser avaliado, agendando as provas nas datas e horários mais convenientes. Pode realizá-las ao término de cada disciplina ou deixar todas para o final do curso.

As provas são baseadas no conteúdo estudado. Por isso os materiais didáticos possuem exercícios de fixação e simulados semelhantes aos cobrados nas avaliações, preparando você para realizá-las com sucesso.

ESTÁGIO

Para obter o diploma é preciso fazer um Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório de, no mínimo, 300 horas. Você terá os dois anos de validade de sua matrícula para a execução do estágio. O aluno que comprovar o exercício profissional das funções correspondentes à Habilitação Profissional e áreas afins pelo período mínimo de dois anos poderá, a critério da escola, ser dispensado do Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório.

REQUISITOS PARA DIPLOMAÇÃO

· Ter concluído o Ensino Médio.

· Ter sido aprovado nas avaliações presenciais do programa do curso.

· Ter realizado o estágio supervisionado.

· Ter entregue todos os documentos necessários.

· Estar em dia com suas obrigações acadêmicas e financeiras junto ao SAEI.

DOCUMENTAÇÃO

Você poderá enviar cópia dos documentos pelo correio, basta que elas sejam autenticadas. Caso prefira entregar pessoalmente na secretaria da escola, as cópias poderão ser simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência.

· Certidão de Nascimento ou Casamento

· CPF e RG

· Título de Eleitor (para maiores de 18 anos)

· Documento Militar (para homens entre 18 e 45 anos)

· 2 fotos 3x4

· Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau), com publicação de lauda ou visto-confere, que nada mais é do que a validação de seus documentos junto aos órgãos oficiais de educação. Caso seu documento não tenha esta autenticação, você pode solicitar na escola em que estudou

COMECE AGORA!
Se não tiver todos os documentos necessários, você poderá dar início ao curso assim mesmo e providenciá-los no decorrer dos estudos. A Diplomação somente poderá se realizar com a entrega de todos os documentos.

FLEXIBILIDADE

· Sua matrícula pode ser feita em qualquer época do ano, pela internet, telefone, correio ou pessoalmente na secretaria do SAEI , ou qualquer uma de nossos conveniados.

· Você pode estudar onde e quando quiser, respeitando seu ritmo.

· Você decide quando fará as avaliações do curso. Quando se sentir preparado, basta agendar as provas junto à secretaria escolar, pela internet ou telefone, em data e horário de sua escolha.

· O material didático, feito especialmente para a prática de educação a distância, é recebido no ato da matrícula de acordo com o plano de pagamento que você escolher.

VIDA PROFISSIONAL

  • Você terá direito ao registro profissional no Ministério do Trabalho, podendo exercer sua profissão com segurança.
  • Ao concluir o curso e o Estágio Profissional Supervisionado Obrigatório, você receberá o Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho válido em todo o Brasil.
  • Seu diploma terá o mesmo valor do diploma de um curso presencial.
  • O SAEI possui convênio com várias empresas  facilitando a busca do estágio.

·