VOLTAR

"Comício monstro"


Certamente você já ouviu alguém na TV dizendo "uma manifestação monstro" ou "concerto monstro", um "comício monstro". Se olharmos no dicionário, vamos conferir que monstro é, primeiramente, aquela coisa que assusta, que apavora. É um nome, um substantivo. Mas veremos também que monstro é adjetivo, com a acepção de "muito grande", "fora do comum".

Quando dizemos "espetáculo monstro", por exemplo, usamos a palavra monstro como adjetivo, para qualificar. Passa a significar "grande", "muito grande", "excessivamente grande". O emprego de uma palavra fora de sua classe gramatical usual tem um nome: derivação imprópria.

Imprópria por quê? Porque foge da característica, do padrão da língua, ou seja, você está usando a palavra fora do padrão habitual dela. Além disso, o próprio tipo de derivação é diferente.

Normalmente, quando queremos fazer uma palavra derivar de outra, acrescentamos prefixos ou sufixos, como:

honesto - desonesto honesto - honestidade

A derivação imprópria é diferente, é de um tipo rico e interessante. Vamos ver agora trechos de duas canções em que aparecem exemplos de derivação.

A primeira é "Pobre paulista", gravada pelo Ira!:

"Todos os não se agitam
toda adolescência acata
e a minha mente gira
e toda ilusão se acaba...".

A outra canção é "Vou tirar você do dicionário", gravada por Zélia Duncan:

"Eu vou tirar você de mim assim que descobrir
com quantos nãos se faz um sim
eu vou tirar o sentimento do meu pensamento
sua imagem e semelhança vou parar o movimento
a qualquer momento procurar outra lembrança".

Nas duas letras, a palavra "não" é utilizada como substantivo. "Não" normalmente é um advérbio e serve para negar verbos: "não vou", "não faço", "não digo". Nas letras que vimos, a palavra aparece como substantivo e tem de ser tratada como tal. Por isso deve fazer a flexão no plural. Ou seja, o segundo exemplo está correto e o primeiro está errado:

"todos os não se agitam" - ERRADO
"com quantos nãos se faz um sim" - CERTO

Resumindo: derivação imprópria é o uso de uma palavra fora de sua classe gramatical.


Hostplan Informática